Domingo dos que escolhem os primeiros lugares

A luta pelo “posto”, pela “posição” é um espetáculo cotidiano em nossa sociedade. Por causa disso, quantas intrigas, extorsões e corrupções...

Também nós, muitas vezes, como os comensais observados por Jesus, achamos que a posição é que faz o homem.

Freqüentemente, os ensinamentos de Jesus derivam de situações da vida real. Jesus se baseava na própria vida. Para fazer seus ouvintes e discípulos refletirem, ele comparava no evangelho de hoje, com os critérios de seu próprio Evangelho.

Desse modo, Jesus nos ajuda em nossos métodos de evangelização, catequese e apostolado: ele começa pela vida, em seus aspectos comuns, de formas a levar o povo à revelação do seu Evangelho.

Orientados por falsos valores que somos capazes de assumir e defender, invertemos posições e significados em nossa vida, o que nos afasta cada vez mais da Verdade, da Justiça, do Amor.

Jesus nos orienta a irmos ao encontro dos reais valores, nos ensina a ser audaciosos. Não nos deixemos enganar por padrões de comportamentos que dão a ilusão de grandeza quando na verdade nos prendem a estereótipos. No modo de Deus, entender tudo possui uma determinada ordem que nem sempre combina com os nossos critérios.

Retirado do Diário Bíblico 2010 – Ave Maria

Nenhum comentário: