A emoção de ser Pai

Ser pai é receber com alegria incontida a noticia de que aquela que amamos está a espera de um filho nosso. Após o ultra-som que vem confirmar a gravidez, o pai já imagina o rostinho do neném que vai nascer. Fica tentando adivinhar a cor do cabelo, dos olhos, as manias e virtudes que aquele novo ser terá. Ser pai é ter que esperar, pacientemente, os nove meses para conhecê-lo. No entanto, desde a confirmação da gravidez já sente um amor tão grande como se os dois fossem amigos de muitos anos. Ser pai é acompanhar, durante nove meses, o estado de graça da mulher. Ser pai é partilhar as idas ao medico e estar presente no momento do parto.

Todos dizem que é a mulher grávida quem espera o filho. Na verdade a espera é do pai. Por mais participativo que o homem seja, por mais que anseie pelo filho, durante a gestação só lhe resta o papel coadjuvante, já que não pode experimentar em si mesmo as sensações e transformações da gravidez. Embora menos atuante, não significa menos importante.

Alguém já disse certa vez que a verdadeira diferença entre as pessoas é que umas têm filhos, outras não. Só mesmo quem já teve ou vai ter um filho sabe expressar bem a emoção da paternidade, uma rotina de momentos de preocupação e alegrias. Se é assim, ninguém melhor que nós para tentar traduzir em palavras a felicidade de ser pai.

Quantas noites são passadas em claro, enquanto aquele bebê insiste em chorar com cólicas. Quantos momentos alternando sono e vigília no berço. Tudo sem falar nas vezes que, por falta de experiência, se corre para o hospital quando há uma tosse ou febre.

Ser pai é mudar fraldas e dar banho na criança. Ser pai é dar a mão nos primeiros passos para transmitir confiança e segurança. Ser pai é ver brotar um sorriso, o pronunciar das primeiras palavras, estar presente no primeiro aniversario, no primeiro dia de aula, ou quando a queda da bicicleta resultou num braço quebrado, levá-lo ao ortopedista. São esses momentos de contatos e de reconhecimento que, naturalmente, propiciam a ligação entre pai e filho. Ser pai é uma infinidade de coisas que não cabem em palavras e frases feitas.

Ser pai é estar presente nos momentos lúdicos das crianças. Ser pai é castigar o filho por haver brigado na rua. Ser pai é saber respeitar para ensinar a ser respeitado. Ser pai é ter certeza de que, mesmo não estando presente, alguém nunca se esquece de nós.

Em que pese sabermos tudo isso, a tendência natural é barganhar nossas ausências por bens materiais, enquanto nosso maior tesouro vai se esvaindo com a passagem dos anos. Para compensar a culpa, o pai dá presentes e prefere não dizer tantos “nãos” aos filhos. Sem saber, cometem o maior dos erros: ajudam a criar crianças e adolescentes sem quaisquer limites, fazendo com que eles vejam nos pais apenas um caixa eletrônico 24 horas.

Buscamos ser admirados pelos outros, mostrando a todos o quanto somos capazes de preencher as paredes com diplomas ou até mesmo possuir coisas. Esta postura, porém, nos priva de compartilhar da riqueza que não pode ser aferida, o tesouro que se perpetuará por gerações, o legado que nunca deixará o lugar onde as coisas não podem fazer diferença: o coração dos nossos filhos. No distanciamento dos pais em relação aos filhos é possível ver a causa da imaturidade dos jovens e adolescentes no que se refere a relacionamentos e valores perenes de vida. Falta-lhes a figura do pai que oriente e que compartilhe a vida. A omissão paterna é, sem dúvida, uma das portas para filhos desajustados.

No Dia dos Pais, somos obrigados a reconhecer que buscamos educar o país e não sabemos educar aos nossos próprios filhos. Valorizamos em demasia o desempenho profissional e pouco o afetivo. É doloroso descobrir que nossos filhos são, às vezes, vitimas de nossa própria imaturidade. Ser pai não é ato natural, mas um aprendizado permanente.

Deixo aqui apenas uma sugestão: Pare tudo que estiver fazendo e não se deixe levar pelos trabalhos inconclusivos ou pelo tempo despendido. Convide seus filhos menores para um dia somente de brincadeiras ou, mesmo os casados, para um bate-papo sem compromisso. Pode até ser difícil para você, mas certamente ninguém haverá de se esquecer. Com a ajuda de Deus, você poderá reordenar sua vida para que o tempo perdido seja recuperado rapidamente.

Feliz Dia dos Pais!!!

Gilberto Jachstet

Nenhum comentário: