Exercício aeróbico: a chave para conseguir o equilíbrio físico e mental

Para mim, a busca do bem-estar total começou com a descoberta das espantosas maravilhas do exercício aeróbico – isto é, exercício de resistência que se efetua durante um período relativamente longo de tempo e depende de estabelecer um equilíbrio entre a inalação e consumo de oxigênio. E quanto mais profundamente me envolvo em pesquisar os beneficio da atividade aeróbica, mais espantado fico.

Quando alguém se entrega tão completamente a um conceito ou crença como eu me entreguei aos aeróbicos, é fácil tornar-se tão entusiasmado que os outros pensam que a pessoa se perde em sua própria hipérbole. Sob o risco de parecer arrebatado, permita-me compartilhar com você algumas das mais recentes maravilhas – todas documentadas através de pesquisas cientificas – do fenômeno aeróbico.

Por exemplo: o quanto você gostaria de saber como conseguir:

-Níveis mais elevados de energia por períodos mais prolongados no decorrer do dia?

-Melhor digestão e controle da prisão de ventre?

-Um método realista de perder e controlar o peso?

-Ossos que permanecem fortes e sadios apesar da idade?

-Melhor capacidade intelectual e maior produtividade?

-Sono melhor e mais eficaz?

-Uma maneira deveras eficiente de controlar a depressão e outros distúrbios emocionais?

-Alivio do stress ao final de um dia cheio de tensão, sem apelar para o uso de álcool ou drogas?

-Uma proteção significativamente maior contra doenças cardíacas?

-Benefícios máximos de exercícios em troca de um dispêndio mínimo de tempo – digamos cerca de 1 hora e 20 minutos por semana?

A lista poderia prosseguir indefinidamente, mas estes são apenas alguns dos muitos benefícios concretos que foram descobertos no Centro Aeróbico e em outras instituições de pesquisa, e mais vêm sendo descobertos regularmente.

Agora, paremos um instante para pensar não no que você gostaria de ser, mas no que você é – pelo menos em termos físicos.

Tem notado crescente susceptibilidade a dores lombares? Um pouco mais de dificuldade para galgar dois lances de escada, subindo os degraus de dois em dois? Uma flacidez nos músculos do peito; alguma flacidez extra na parte posterior dos braços; ais gordura do que lhe agradaria nas coxas?

Se você percebe esses, ou outros indícios semelhante, pode ter certeza de que existe uma explicação inequívoca. Entenda: o corpo humano é constituído de tal maneira que a inatividade prolongada – como permanecer sentado durante horas ou movimentar-se ocasionalmente apenas alguns passos num espaço limitado – acarreta-lhe uma deterioração mais rápida.

Talvez você seja um desses felizardos que consegue chegar aos 40 ou 50 anos de idade antes de começar a perceber sintomas definidos de que seu físico está desmoronando. Mas, creia-me, se você for uma pessoa sedentária – no sentido em que seu trabalho e/ou responsabilidade doméstica exigem que permaneça num local durante a maior parte do dia – processa-se dia a dia um gradativo declínio de sua capacidade física, mental e emocional.

Naturalmente, todos nós estamos nos deteriorando no sentido de que estamos envelhecendo, e nossas forças físicas e mentais diminuem até que, finalmente, morremos. Mas pessoas diferentes se deterioram em ritmos diferentes. E a mensagem que lhe desejo transmitir é que você pode retardar e até mesmo inverter temporariamente esse processo de envelhecimento – e recobrar parte do ânimo e energia da juventude – desde que esteja apenas disposto a experimentar um programa aeróbico agradável, estimulante e relativamente pouco exigente.

Dr. Kenneth H. Cooper

Nenhum comentário: