A queda de Ícaro

Na antiguidade, Délano era considerado o melhor e mais famoso escultor e arquiteto de Atenas. Quem desejava algo original sempre ia à sua oficina com a certeza de que seu pedido seria prontamente atendido.

Ele tinha um sobrinho chamado Talos, a quem aceitou como aprendiz. Apesar de ter somente 12 anos, logo o garoto mostrou sinais de ser mais talentoso que o mestre, Além de inventar o serrote e roda do oleiro, ele também idealizou o compasso. Sua fama se espalhou de tal modo, que as pessoas começaram a solicitar mais os serviços do garoto. Essa predileção provocou ciúmes em Délano que, após atrair Talos ao topo do templo de Atena, empurrou-o para a morte.

Por isso, Délano, juntamente com o filho Ícaro, um rapaz vaidoso e pouco esperto, foram expulsos da cidade. Em seguida, fixaram residência na ilha de Creta; nesse local, como desobedeceram ás ordens do rei, forma postos na prisão da ilha de Minos.

Enquanto Ícaro passava os dias cuidando de si mesmo, Délano estudava um plano de fuga para escapar de Creta. Localizada no Mar Egeu, era impossível fugir a nado da ilha, bem como conseguir um bote para essa finalidade, em virtude da vigilância acirrada dos soldados.

Finalmente, Délano concebeu um plano audacioso: colando penas de aves com cera, confeccionou dois pares de asas. Quando ficaram prontas, chamou Ícaro e lhe disse:

-Coloque isso nas costas e me siga, mas cuidado para não voas perto demais do sol, nem do mar. Mantenha um curso médio. Com essas asas, escaparemos daqui.

Do alto de um rochedo, ambos alçaram vôo e seguiram rumo ao horizonte. Por algum tempo, o jovem Ícaro acompanhou o pai, mas ao ver que estava voando mais alto, começou a subir ao céu, chegando cada vez mais perto do sol.

-Ícaro! – chamou o pai, ansioso. Mas não obteve resposta.

No mar, um punhado de penas flutuava nas ondas e pequenas ondulações marcavam o ponto onde Ícaro se precipitara. Por ter voado perto demais do sol, a cera que colava as asas do rapaz derretera-se como manteiga.

Troca de idéias

- Com base no exemplo de Délano e Ícaro, de que modo a ambição pode ser saudável á vida das pessoas?

Retirado do Livro da Sabedoria do Povo.

Nenhum comentário: