Parábola do Tesouro Escondido.

As duas parábolas do Evangelho de hoje são exclusivas de Mateus. Elas falam da descoberta de um bem precioso por alguém, enquanto para outros este bem passara despercebido. Tal bem precioso é o Reino dos Céus, revelado por Jesus. Algumas pessoas se tocam por suas palavras, enquanto outras ou ficam indiferentes ou ficam, até, hostis. Podemos descobrir o “tesouro” do Reino na própria realidade do mundo de hoje. É a misericórdia para com os excluídos e marginalizados. É a solidariedade para com os empobrecidos por esta sociedade competitiva, individualista e exploradora. É o serviço e a partilha com os mais necessitados. É o empenho na implantação da justiça que permita a todos o usufruto dos bens deste mundo. É a alegria do convívio fraterno e da comunicação do amor.

Abandonando os projetos de sucesso segundo os critérios do mundo dos negócios e do lucro, somos chamados a nos comprometer alegremente, com o projeto do Reino que nos foi colocado a descoberto por Jesus. É o projeto da nova criação onde vigora a dignidade humana e a vida plena.

Rosa de Lima, padroeira da América Latina, foi canonizada como exemplo de renúncia aos bens terrenos para consagrar-se ao serviço dos empobrecidos e excluídos.

Retirado da Agenda Bíblica 2010 - Paulinas

Nenhum comentário: