3º Domingo da Páscoa

Na leitura dos Atos, os apóstolos são perseguidos e açoitados por causa do testemunho do nome de Jesus. Obedientes a Deus, eles  continuam a ensinar e anunciar a Boa Nova de que Jesus é o Cristo (5,42).

O salmista celebra a experiência da salvação.

A leitura do Apocalipse acentua que Jesus, o Cordeiro imolado, é digno de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória, louvor; o culto cósmico, louvor de todas as criaturas do céu e da terra.

O relato da manifestação de Jesus aos discípulos, às margens do mar de Tiberíades ou lago de Genesaré (Lc 5,1), está inserido nas narrativas pós-pascais. Em Lc 5,1-11 há um texto semelhante, colocado no início do ministério na Galileia. A pesca com rede era realizada à noite (Lc 5,5), mas naquela noite não pescaram nada. Ao amanhecer, a presença do Ressuscitado e a confiança em sua palavra encoraja a lançar a rede. A “pesca prodigiosa” revela que o êxito da missão decorre da conformidade com o projeto do Pai, manifestado em Cristo. O discípulo amado, como representante da  comunidade, reconhece a presença do Senhor (cf. 20,8). Os peixes representam aqueles que encontrarão o Senhor através do trabalho missionário dos discípulos (10,16). A refeição (21,9.12-13) com Jesus que oferece a vida por amor (13,1) ilumina os olhos e o coração para reconhecer o Senhor, o Ressuscitado como em Mc 16,14; Lc 24,30.42-43. Pão e peixe são os alimentos abençoados por Jesus também no sinal da multiplicação (6,1-15). Os gestos de Jesus, ao tomar e dar o alimento, lembram de modo especial sua presença na eucaristia (palavra derivada do grego eucharisteo, dar graças). Pedro, após ter negado que conhecia Jesus e fazia parte do grupo de seguidores (18,17-27), reafirma seu amor no caminho do seguimento até a entrega  da vida no martírio.

O relato tem uma dimensão Eucaristia, reunião da comunidade com o Ressuscitado, comendo e bebendo em ação de graças, fazendo memória da sua páscoa: passagem da morte para a vida, da fome para a abundância, da noite para o dia. Eis o sentido da missa que reúne a comunidade cristã a cada domingo.

Nesta eucaristia, ouvindo a palavra de Jesus, sentando à mesa com ele, comendo e bebendo em memória da sua páscoa, retomemos nossa adesão a ele, nosso compromisso com o caminho que ele trilhou e nos propõe.

Revista de Liturgia

Nenhum comentário: